GACD

BEM-VINDOS ao Grupo de Amigos de Canelas do Douro (GACD), grupo este que tem como finalidade a união, a amizade e interacção entre todos os canelenses e durienses!

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Primeiros dias do ano!!!

Já com alguns dias passados desde que o novo ano teve inicio, a nossa terra perdeu alguma da muita alegria e felicidade de toda a época festiva de Natal e Ano Novo com a ida de todos aqueles que por cá decidiram passar umas mini-férias visitando família e amigos, no entanto continuou-se a viver o dia-a-dia de uma forma alegre e divertida pois os Reis já estavam a espreita, mantendo-se assim mais uma das muitas tradições que por Canelas ainda sobresistem, talvez até mesmo com muito custo mas sempre com muita vontade para que essas mesmas não se percam!
Assim que se aproximava o inicio da noite era tempo de afinar as vozes e cantar os Reis pelas casas de toda a freguesia, tendo como principais objectivos a angariação de fundos, o manter da tradição e também para aquecer a garganta bebendo um copito aqui e ali, já que as noites têm sido muito frias.
Durante os primeiros dias do ano, a Comissão da Festa de Agosto de 2007 também se juntou e parece que com alguma vontade pois já iniciaram os peditórios de Domingo, também conhecidos por leilões!
No dia 14 mais um casal da nossa terra comemorou as Bodas de Ouro (50 anos de casamento), e mais uma vez fica aqui este publico reconhecimento e desejo de muitas felicidades para os anos vindouros à Srª Adélia e ao Srº Irivaldo Gomes.
Também no mesmo dia durante a tarde manteve-se mais uma tradição recuperada o ano passado, que é a entrega de presentes ao menino Jesus, presentes esses que foram leiloados, revertendo os fundos angariados para a Comissão Fabriqueira que também tem sido incansável ao sair a rua e bater de porta em porta por forma a conseguir mais uma importante e preciosa ajuda para a recuperação dos altares das nossas Capelas.
E tem sido assim que Canelas tem vivido e encarado este novo ano…………..

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Viragem de ano!!!!

Passada esta época festiva é a hora de fazer o rescaldo do Natal e Ano Novo…

Pois bem, o último natal (à semelhança de outros anteriores) ficou marcado pelo regresso a casa de muitos filhos da terra que por este país e essa Europa fora procuram melhores condições de vida, o que trouxe um pouco mais de vida a Canelas, pois quando chega a altura de rever a família e os amigos é uma imensa alegria e felicidade. Neste último Natal deixou-se morrer a tradição da Missa do Galo, não por culpa dos religiosos mas talvez por culpa do povo que teimava em ir a esta missa, mas facto é que ninguém se importa muito com esta não realização da dita missa, o que é pena pois perde-se uma das tradições de Natal.
Já no dia 25 para além de se comemorar o nascimento de Cristo, houve quem tivesse motivos para tornar esta data ainda mais especial, é o caso da Dª Felismina e o Srº Luciano que comemoraram essa bela data de 50 anos de casamento (bodas de ouro), desde já fica aqui este publico reconhecimento e felicidades para os anos vindouros!
Passada a época natalícia e festejos a parte, aproveitando o facto de estar por cá muita gente, as tardes e as noites eram passadas a confraternizar sempre entre amigos, jogando cartas, bilhar…etc, enfim bebendo umas cervejas (outros bebiam safari, licor beirão e até whisky) e pondo a conversa em dia que isso sim era o mais importante!
Chegado o derradeiro dia do ano aproveitou-se para ultimar os preparativos para essa grande e longa noite, que seria a passagem de ano! Dadas as 12 badaladas pelo relógio da torre da nossa igreja, começou um verdadeiro festival de tiros, cacos partidos, panelas e testos a bater e um bonito espectáculo de “fogo de artifício” como nunca se tinha visto nesta noite! Já depois das 12 badaladas houve quem aproveitasse para ir dançar até a discoteca, outros não saíram de casa, outros pelos cafés e outros ainda numa bela noite de baile e karaoke num dos cafés que se prolongou até ao amanhecer do novo dia, é claro que no novo dia houve quem tivesse tempo para dormir até a hora do lanche…..
Em suma passou-se um belo Natal e uma divertida passagem de ano!
O desejo de um bom ano para todos!!!!!!


Visitor Map
Create your own visitor map!