GACD

BEM-VINDOS ao Grupo de Amigos de Canelas do Douro (GACD), grupo este que tem como finalidade a união, a amizade e interacção entre todos os canelenses e durienses!

segunda-feira, julho 23, 2007

1000 visitas!!!


Atingimos a marca de 1000 visitantes a este nosso blog!!!!
Desde que foi criado em Setembro do ano passado conseguimos ultrapassar os quatro digitos, acho que estamos de parabens, e aqui o obrigado a todos os que para este numero contribuiram, desde os que criticaram, os que ficaram incomodados com o que aqui foi dito, os que ajudaram, os que comentaram, e a todos os que simplesmente visitaram...
Espero que continuem a visitar-nos e a "divulgar-nos" para assim fazer-mos chegar as nossas noticias a quem se encontra impossibilitado de visitar fisicamente Canelas, e tambem a todos aqueles quer por motivos pessoais ou profissionais fazem vida por outras paragens!
Continuemos por isso a divulgar a nossa freguesia, o nosso concelho e o nosso magnifico Douro!

terça-feira, julho 10, 2007

À procura de um monte de pedras

A crónica que aqui vos deixo escrevi-a em Setembro de 2003 no Jornal de Notícias. Apesar de terem passado quase quatro anos, continua actual e retrata apenas um dos muitos exemplos de desleixo do Estado para com o seu património classificado:

Há um bom par de horas que percorríamos aquela estrada, acima-abaixo, abaixo-acima, sob um calor abrasador, à procura de um monumento nacional, de origem romana, conhecido como Fonte do Milho. Tínhamos algumas referências sobre a sua localização, fruto de leituras e de conversas várias com gentes da aldeia. Junto à capela, uma placa indica o caminho que devemos tomar para chegar ao destino, mas, ao longo dos cinco quilómetros de estrada que ligam Canelas a Covelinhas, já à beira Douro, não há mais nenhuma informação.
À segunda tentativa, invadimos algumas quintas, na esperança de encontrarmos algo parecido com uma antiga fortaleza romana. Batemos em várias portas, mas ninguém respondeu. Em alguns casos, fomos recebidos por cães ferozes e batemos em retirada.
O velhinho carro do meu pai mostrava já sinais de cansaço. Não só devido às constantes subidas e descidas por aquela estrada sinuosa e íngreme, mas também devido aos caminhos de terra batida e povoados de calhaus por onde teimávamos levá-lo. Este era o segundo ano consecutivo que tentávamos chegar à Fonte do Milho e, desta vez, nem eu, nem o meu pai, nem a minha prima Bela estávamos dispostos a desistir.
Parámos junto a uma casa em construção e pedimos ajuda. Um jovem em tronco nu e de pele curtida pelo sol deu-nos mais algumas dicas sobre como chegar ao objectivo. Agradecemos e preparávamo-nos para partir, quando nos disse: "Vão apanhar uma desilusão. É só um monte de pedras".
Nem acreditámos no que ouvimos, mas nem retorquimos. Sorrimos e entrámos no carro, onde a Pantufa, esticada no banco de trás, com a língua de fora, sofria com o calor insuportável. É teimosa como a dona, aquela cadela! Prefere andar de carro, mesmo que para tal tenha que suportar no corpo os efeitos de um sol abrasador, do que ficar em casa, à fresca. Partimos.
Pouco depois, encontrámos um homem a cuidar da vinha, a quem perguntámos se sabia onde ficava a Fonte do Milho. "A citânia?". "Sim", respondi, surpresa por um simples camponês conhecer tão cara palavra. "É aquele monte de pedras além", explicou. "Outra vez o monte de pedras, disse para comigo, lamentando que as gentes da aldeia não compreendam a importância do monumento.
Finalmente, alcançámos o nosso objectivo. Estávamos na Fonte do Milho, um monte de pedras e de silvas, é verdade, fruto da incúria das autoridades, que a deixaram no mais completo abandono. Infelizmente, já não é possível vislumbrar nenhum sinal das antigas piscinas, nem dos belíssimos azulejos que cobriam as paredes. A Fonte do Milho está, de facto, transformada num autêntico monte de pedras.


Publicado e escrito por http://fmariano.blogspot.com

Etiquetas:

terça-feira, julho 03, 2007

Rescaldo

Como havia sido prometido aqui estamos nós com o rescaldo de mais um fim-de-semana de festa e animação. Ao contrário do que tinha sido anunciado o fim-de-semana de festa foi 30 de Junho e 1de Julho e não 29 e 30 de Junho, desde já deixo aqui as minhas desculpas.
Pois bem, para o sábado estava prevista a tal sardinhada e a actuação do Rancho Folclórico de Godim/Régua que foi antecedida da “actuação” de 2 ilustres em pleno palco ora cantando ora dançando ao som da musica que estava a cargo da “Rádio Ermida/Galafura”, o que animou em muito todos os que já se encontravam a espera da actuação do rancho, o que permitiu que o pessoal fosse comendo umas sardinhas, umas entremeadas assadas na brasa e o belo do caldo verde não faltando claro uns tragos de vinhos e uns goles de cerveja, o que em alguns casos já não permitiu que assistissem á tão esperada actuação devido ao elevado estado etílico. Já com o Rancho em cima do palco ouviu-se uma grande ovação mostrando os presentes desta forma o entusiasmo com que o aguardavam, e mesmo durante todo o espectáculo não faltaram as palmas e a animação. Terminada essa bela actuação foi tempo de os organizadores (comissão de festas) deitarem mão ao trabalho, pois era tempo de arrumar e limpar o que tinha sido desarrumado e sujo, o que também não foi problema, já que num abrir e fechar de olhos ficou tudo como estava dantes.
Já no Domingo como tem sido habito a comissão de festas continuou a trabalhar, para além do seu peditório dominical (conhecido por leilão), continuaram também com a listagem dos anjos para a procissão.
A Comissão de Festas deu também a conhecer durante a passada semana que nos dias 28 e 29 do corrente mês ir ser organizado um torneio 24 horas de Futsal em que o 1º prémio será de 400 Euros, e apressem-se já que as inscrições são limitadas.
Ficou por dizer no inicio que este fim-de-semana houve mais uma excursão, desta vez a Santiago de Compostela.
Bom pessoal deste fim-de-semana acho que está tudo dito, resta-nos portanto, aguardar por mais novidades e acontecimentos.
Fiquem bem e…… 1 Abraço para eles 1 Beijo para elas…..


Visitor Map
Create your own visitor map!