GACD

BEM-VINDOS ao Grupo de Amigos de Canelas do Douro (GACD), grupo este que tem como finalidade a união, a amizade e interacção entre todos os canelenses e durienses!

segunda-feira, abril 13, 2009

Mais uma Páscoa que passou

Estamos de volta amigos, desta vez para vos falar destes ultimos dias relativos à Páscoa.
Este ano, mais uma vez, foi nomeada uma comissão para a Semana Santa, e as nossas primeiras palavras de apreço e reconhecimento são justamente para essa comissão que brilhantemente organizou todas as cerimónias, desde a Via Sacra e a Procissão das Capelinhas passando pelo Domingo de Ramos, Enterro do Senhor e por fim a Visita Pascal, que mais uma vez contou com a preciosa colaboração de alguns jovens da nossa aldeia.
Canelas é uma das poucas freguesias do concelho do Peso da Régua que comemora a Páscoa e todas as cerimónias da Semana Santa, prova disso mesmo foi a presença do Presidente da Camara Municipal bem como o seu Vice Presidente, na Procissão do Enterro do Senhor uma vez que na Régua este tipo de cerimonias não existem, mas tudo isto para vos dizer amigos, é uma pena que disponhamos desta tradição e a participação do povo nem sempre é a maior, como são exemplo as missas à noite e a Adoração do Senhor, vamos lutar e esforçar-nos para manter as poucas tradições que ainda existem na nossa terra e fazer com que essas mesmas tradições nos encham de orgulho e quem sabe até mesmo de algum prestigio. Para o ano seria bom e bonito se a participação de todo o o povo fosse maior.
Falando agora de outra festa...
A Festa de Agosto em principio este ano mão se realizará, uma vez que a comissão nomeada para a organizar este ano não se entendeu ou não vê grande interesse na sua realização, contudo, já surgem rumores e boatos que que uma comissão voluntária se está a reunir para que esta tradição também não se perca (esperemos bem que não).
Sempre que houverem novos desenvolvimentos em relação a esta festa eles serão dados aqui em primeira mão a todos voces que estão longe da querida terra.
Assim me despeço meus amigos até novas noticias...

Etiquetas:

4 Comments:

Anonymous costa tomé said...

ola malta de canelas,mais uma vez ca estou eu para deixar o meu pequeno comentario que pouco contarà mas espero que contribua para motivar as gentes da nossa terra a nao deixarem acabar as poucas tradiçoes que vao sobrevivendo,pois seria uma pena e vergonha para todos os canelenses, como ja referi anteriormente num outro comentario que fiz neste blog é pena que as pessoas que mais encham os bolsos com as festas nao queiram saber da mesma,isto para dizer que darei todo o meu apoio ao grupo de amigos de canelas se decidirem fazer a festa de agosto como voluntarios. abraço para todos e até uma proxima oprtunidade.

15:04  
Anonymous Anónimo said...

ola malta estou de acordo com o costa a festa nao pode acabar pois sao 2 ou 3 dias que se passam em familia e com amigos e para nos que estamos longe da nossa terra e muito emportante a omenagem que se faz a senhora das candeias por isso força malta contem comigo abraço para todos os canelenses

20:43  
Blogger Toni Gomes said...

Aplaudo de pé!! Nem se questiona,se eu puder ajudar! Se eu puder estou lá. Sois os maiores!!!! Um abraço,fiquem bem!

06:09  
Anonymous defensor da terra said...

bom, primeiro comentario neste blog. autor de famosas quadras em tempo de eleiçoes, sou um defensor da terra. CANELAS. sou de canelas mas infelizmente longe. ha festa, nao ha festa... tanta gente critica quem a organiza mas quando toca a nosa vez saltam todos fora. um bem haja para todos os mordomos de sempre. sao sempre os mesmos mas fazem alguma coisa. bem ou mal fazem.

18:44  

Enviar um comentário

<< Home


Visitor Map
Create your own visitor map!