GACD

BEM-VINDOS ao Grupo de Amigos de Canelas do Douro (GACD), grupo este que tem como finalidade a união, a amizade e interacção entre todos os canelenses e durienses!

terça-feira, julho 10, 2007

À procura de um monte de pedras

A crónica que aqui vos deixo escrevi-a em Setembro de 2003 no Jornal de Notícias. Apesar de terem passado quase quatro anos, continua actual e retrata apenas um dos muitos exemplos de desleixo do Estado para com o seu património classificado:

Há um bom par de horas que percorríamos aquela estrada, acima-abaixo, abaixo-acima, sob um calor abrasador, à procura de um monumento nacional, de origem romana, conhecido como Fonte do Milho. Tínhamos algumas referências sobre a sua localização, fruto de leituras e de conversas várias com gentes da aldeia. Junto à capela, uma placa indica o caminho que devemos tomar para chegar ao destino, mas, ao longo dos cinco quilómetros de estrada que ligam Canelas a Covelinhas, já à beira Douro, não há mais nenhuma informação.
À segunda tentativa, invadimos algumas quintas, na esperança de encontrarmos algo parecido com uma antiga fortaleza romana. Batemos em várias portas, mas ninguém respondeu. Em alguns casos, fomos recebidos por cães ferozes e batemos em retirada.
O velhinho carro do meu pai mostrava já sinais de cansaço. Não só devido às constantes subidas e descidas por aquela estrada sinuosa e íngreme, mas também devido aos caminhos de terra batida e povoados de calhaus por onde teimávamos levá-lo. Este era o segundo ano consecutivo que tentávamos chegar à Fonte do Milho e, desta vez, nem eu, nem o meu pai, nem a minha prima Bela estávamos dispostos a desistir.
Parámos junto a uma casa em construção e pedimos ajuda. Um jovem em tronco nu e de pele curtida pelo sol deu-nos mais algumas dicas sobre como chegar ao objectivo. Agradecemos e preparávamo-nos para partir, quando nos disse: "Vão apanhar uma desilusão. É só um monte de pedras".
Nem acreditámos no que ouvimos, mas nem retorquimos. Sorrimos e entrámos no carro, onde a Pantufa, esticada no banco de trás, com a língua de fora, sofria com o calor insuportável. É teimosa como a dona, aquela cadela! Prefere andar de carro, mesmo que para tal tenha que suportar no corpo os efeitos de um sol abrasador, do que ficar em casa, à fresca. Partimos.
Pouco depois, encontrámos um homem a cuidar da vinha, a quem perguntámos se sabia onde ficava a Fonte do Milho. "A citânia?". "Sim", respondi, surpresa por um simples camponês conhecer tão cara palavra. "É aquele monte de pedras além", explicou. "Outra vez o monte de pedras, disse para comigo, lamentando que as gentes da aldeia não compreendam a importância do monumento.
Finalmente, alcançámos o nosso objectivo. Estávamos na Fonte do Milho, um monte de pedras e de silvas, é verdade, fruto da incúria das autoridades, que a deixaram no mais completo abandono. Infelizmente, já não é possível vislumbrar nenhum sinal das antigas piscinas, nem dos belíssimos azulejos que cobriam as paredes. A Fonte do Milho está, de facto, transformada num autêntico monte de pedras.


Publicado e escrito por http://fmariano.blogspot.com

Etiquetas:

9 Comments:

Blogger Canelas do Douro said...

De: juntadepoiares@sapo.pt
Enviado: terça-feira, 10 de Julho de 2007 11:07:54
Para: canelas do douro peso da regua canelasdodouro@hotmail.com
Assunto: Re:

| | | Caixa de Entrada


Citando canelas do douro peso da regua canelasdodouro@hotmail.com:

Afinal a quem pertence a Fonte do Milho?
Onde estão os delimitadores de ambas as freguesias?

http://canelasdodouro.blogspot.com

_________________________________________________________________
Partilhe o que quizer com quem quizer. Use as Pastas Partilhadas! http://get.live.com/pt-pt/messenger/overview




Bem para A POPULAÇÂO DE POIARES a Fonte do Milho pertence a Poiares, agora se a População de canelas tem outro entender...............
deixamos ao critério da imaginação de cada um .............


Na sequencia de um mail enviado pelo GACD para a junta de Poiares aqui têm a resposta deles....

13:29  
Anonymous Anónimo said...

Qualquer dia dizem que o João de Araújo Correia tambem é de Poiares..., e não se esqueçam que o lugar da cabana está dentro dos limites da Freguesia de Canelas!

13:34  
Blogger Fátima Mariano said...

Como jornalista e mestre em História, desenvolvo o meu trabalho com base em provas factuais e não suposições. Não sei onde estão os marcos delimitadores das freguesias de Canelas e Poiares. Mas toda a literatura que consultei até hoje sobre as escavações da Estação Arqueológica do Alto da Fonte do Milho localizam-na em Canelas. A informação disponível no portal da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (www.monumentos.pt) informam que este monumento, classificado desde 1959, se situa em Canelas. Se esta informação está errada, não será melhor quem de direito pedir a sua rectificação?

14:08  
Anonymous Anónimo said...

Qualquer dia querem que Canelas pertença a Poiares outra vez, tenham juízo. E se os marcos não estão lá, é porque alguém os retirou, e eu pergunto quem teria sido?
E como alguém que comenta aqui diz e passo a citá-lo "A FONTE DE MILHO È NOSSA"
Por Canelas e sempre

23:25  
Blogger pedaco said...

de facto estes moços de poiares quando querem ate têm piada.
sao uma barrigada... enfim...
mas eu agora questiono-me... quantos deles saberao onde fica realmente a fonte do milho???
reclamam por uma coisa que, decerto nem, conhecem.
sem mais a apontar deixo um abraço a todoas o conterraneos...

01:08  
Anonymous Anónimo said...

Gostaria em primeiro lugar em felicitar todos os habitantes de Canelas.
Felicitar também o(s) responsável(is) por este bolg.
Sou de Poiares e sei que desde há muito que existe uma "rivalidade" entre estas duas terras.
Ao contrário de alguém que disse que os Poiarenses não sabiam onde se encontra a Fonte do Milho é mentira. Desconhecimento de causa.
Mas o que me deixa triste não é saber se a Fonte do Milho é de Poiares ou de Canelas porque é das duas freguesias e dos Portugueses visto ser património Nacional.
E enquanto esta discussão continua a Fonte do Milho vai-se destruindo aos poucos. Ambas as freguesias lucrariam com o Turismo se unissem esforços e lutassem junto à Câmara e ao IPAR e a outras instituições de direito para que esse local fosse um local admirado por todos os locais e Portugueses.
Assim continuamos a insultar-nos e debater de quem é quem. E este monumento vai sendo destruido aos poucos. Como toda a gente sabe foi há pouco tempo que deitaram uma das muralhas principais do "Castellum". No entanto não vi nem ouvi nem falar ou protestar contra os responsáveis.
Tenho dito.

14:02  
Anonymous Anónimo said...

Já vai uns tempos e gostaria, se possivel, saber se a minha mensagem, acerca da Fonte do Milho vai ser publicada ou se contém materia muito sensivel, o que não me parece, para os senhores bloguistas.
E já agora a Cabana não é de Canelas. É muito interessante, e divertido, ler alguns comentários que dizem isso mesmo mesmo. Será ignorância ou mesmo falta de escrupulos de algumas pessoas que querem a toda a força incluir a Cabana e outros lugares na Freguesia de Canelas. Seja como for, para algumas que tenham algumas dúvidas vejam os censos de 2001.
Um outro possivel cenário, que pode acontecer brevemente, será aquele em que os habitantes da Régua irão pertencer à freguesia de Canelas. Pelo andamento da "carruagem" não vai faltar muito.
Para concluir dar a Canelas o que é de Canelas e a Poiares o que é de Poiares sem haver polémicas e que haja bom senso de ambas as partes.

Tenho dito.

16:42  
Anonymous Anónimo said...

Boas!
Sou de Poiares... E sei onde é a Fonte do Milho! Adiante. Pior que discutir de quem é ou de quem não é, o mais interessante é que ninguem quer saber daquilo! É a mais pura da realidade, já destruiram parte de um muro e ninguem quer saber.
Um abraço para todos, conterrâneos ou não. Para todos mesmo.
Já agora, parabéns pelo trabalho desenvolvido. Continuem.

14:34  
Anonymous Anónimo said...

Sim, a Fonte do Milho é de Poiares...E já agora as Pirâmides do Egipto também são... Fonte do Milho,Canelas

23:23  

Enviar um comentário

<< Home


Visitor Map
Create your own visitor map!